terça-feira, 20 de julho de 2010

O Tempo.

Quero ressaltar que: Esse é o primeiro, e eu acho que único texto em que eu vou debater livremente, sem a necessidade lírica. Lógico que vai ser escrito em prosa, e eu vou usar os artifícios da linguagem como sempre faço, mas este texto será mais um debate do que um verso em proza propriamente dito.

COMENTEM SOBRE O TEMA:
1 - O que mais vale? O passado, o presente, ou o futuro?
2 - O tempo é eterno ou efêmero? Por que?


Pt.1 - O passado, o presente, o futuro.
Ponteiros. Números. Ângulos. E nisto que se baseiam todas as atitudes e emoções humanas. Afinal, desde a Idade Média, o tempo é valorizado como algo inexorável, inquestionável, irrefutável. E não só nas Terras européias, meu caro, mas em todo o mundo. O Império Maia, por exemplo, era pioneiro nas crenças futuristas do fim do mundo, e até hoje o calendário criado por esta civilização é levado a sério. Por outro lado, a Igreja Católica que domina o ocidente, influenciando todos os territórios medievais com base no passado castiço do mundo, nos tempos em que viveu 'O Salvador', Jesus Cristo de Nazaré. De fato há uma valorização em ambos os lados da balança, mas agora pergunto-lhes: No que vale mais a pena crer? Em um passado sacrossanto ou em um futuro apocalíptico? Nos dois?

É óbvio que deve-se dar o valor necessário aos dois lados da moeda, porque é muito importante para nós. Até mesmo já dizia um grande filósofo cujo nome desconheço: "Pra existir história tem que existir verdade" (Não foi Aristóteles?). E lógico, o futuro é sempre um passo no escuro, mas melhor crer em algo do que se deleitar ao nada. Mas, indubitavelmente, o mais importante de tudo é valorizar o DIA EM QUE VIVE. Carpe diem quan minimum credula postero (Colhe o instante, sem confiar no amanhã), não é mesmo? Horácio já dizia muito bem, desde muito antes do pensamento humano alcançar o ápice! Deves aproveitar cada minuto teu, pois o futuro é uma caixa de surpresas e amanhã podes cair, morto. Do que adianta valorizar um passado, aonde deixas de viver o presente momento? De tal forma, os cidadãos do futuro não terão o que admirar, em nossa época, pois as pessoas não valorizavam o momento e sim um passado distante. E do que adianta contar com um futuro distante, onde não sabes ao certo nem se estarás vivo por amanhã?


Pt.2 - Eterno, efêmero.
Me pergunto, às vezes, sobre a duração do tempo. Pode, sim, soar insano, mas não é bem o que parece. No cristianismo, por exemplo, o tempo é eterno, a vida é eterna. Tudo é eterno, em um único e perfeito Deus. Já no ateísmo, tudo acaba, tudo é efêmero. Com a morte, tudo se despedaça e vira pó. Simplesmente pó.

A efemeridade do tempo é um fato. Afinal, temos também que ser céticos. Eu acredito, como bom cristão, que a vida é eterna, mas não concordo com o fator da eternidade do tempo. A única coisa, repito, ÚNICA COISA que pode fazer o tempo se desdobrar à eternidade é o amor. Citarei uma frase escrita por mim mesmo, há alguns anos: "Apenas há eternidade no amor. Quando se ama, não há passado, não há futuro. Há apenas o presente, que se desprende e tende à eternidade. Devido à este fato, digo que o amor verdadeiro é eterno, como bem dizia Platão."

Logicamente, cabe a cada um crer no que mais lhe parece sensato. Portanto, peço que deixem nos comentários suas opiniões sobre este assunto tão passível de discussões.

Até mais.

4 comentários:

  1. PRESENTE, sempre. O PRESENTE é o maior presente que poderiamos ter. É nele que vivemos. O passado é apenas uma lembrança e o futuro é apenas imaginário. Como diz Spencer Johnson, no livro O PRESENTE PRECIOSO: "(...)Meu passado foi o PRESENTE. E meu futuro será meu PRESENTE. O momento PRESENTE é a única REALIDADE que eu experimento. Enquanto eu continuar a permanecer no PRESENTE, sou feliz por toda a vida: PORQUE TODA VIDA É SEMPRE PRESENTE.(...)". O PRESENTE é o que há!!!
    E como dizia um professor sábio meu: "Amar o passado é saudade, amar o futuro é esperança, mas só no PRESENTE, se AMA. [sério, eu escrevi isso???]

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente... O amor verdadeiro é eterno! E a vida também é eterna... Se ela for vivida cada instante como se fosse único.

    Lindo, AMO seus textos :)

    ResponderExcluir
  3. Du, meu amor. Lind post. Concordo com a Ana e os citados por ela. O presente é o que conta. Porque apenas com o presente podemos construir o futuro e o passado já se foi, é imutável. Por pior, ou melhor, que o passado possa ter sido, ele não volta. O futuro ainda está por vir e deve ser sonhado, planejado e iniciado no presente.No presente podemos mudar, agir, falar, fazer, sofrer, amar, viver... Afinal, todo futuro é presente. Mas o passado sempre será ausente ;)
    Eu te amo muitoo, você sabe que pode contar sempre comigo, beijão. ♥ Ju - Femme Fatale.

    ResponderExcluir